Dieta para cálculos renais

A dieta para pedra nos rins, também chamada de litíase ou cálculo renal, deve ser baixa em sal e proteínas e rica em alimentos frescos e naturais, como frutas, verduras e cereais integrais, além de ser indicado o aumento do consumo de líquidos.

 

Existem diferentes tipos de cálculo renal que variam de acordo com a sua composição, podendo ser de estruvita, ácido úrico, oxalato de cálcio ou de cistina.

 

É importante que o tipo de pedra seja identificado, pois assim é possível ter cuidados específicos com a alimentação. No entanto, de forma geral, a maioria das recomendações nutricionais são as mesmas.

 

Os alimentos permitidos na dieta para pedra nos rins são aqueles que possuem maior quantidade de água, já que ajudam a aumentar a quantidade de líquidos e a diluir a urina, evitando, assim, a formação das pedras. Alguns alimentos ricos em água que podem ser consumidos são rabanete, melancia e tomate, por exemplo. 

Uma excelente opção para acrescentar à dieta para pedra nos rins é a água de coco, suco de frutas naturais e sopas no almoço e no jantar, além de água e chás com propriedades diuréticas e analgésicas, como o chá que quebra-pedra e o de amoreira negra.

Fale Conosco